JUEGOS SUDAMERICANO MEDELLIN

27/03/2010 23:34

Jogos Sul-americanos Medellín 2010

Em luta estratégica, brasileiro vence argentino e conquista o ouro no taekwondo
27.03.2010 :: 21h03


Crédito: Washington Alves

A medalha de ouro do paulista Henrique Moura (-74kg), que venceu o argentino Sebastian Crismanich, por 1 a 0, na prorrogação, fechou da melhor maneira o primeiro dia do taekwondo, em Medellín 2010. Além do título de Henrique, o Brasil teve outros três medalhistas na estreia da modalidade, neste sábado, dia 27 no Coliseo de Combate no Complexo Esportivo Atanasio Giradot. Kátia Arakaki (-46kg) foi prata; Reginaldo Santos (-54kg) e Júlia Santos (-62kg) conquistaram o bronze.

O último desafio do dia foi mais um acirrado duelo entre brasileiros e argentinos. Superar o atual campeão pan-americano e sul-americano da categoria não foi tarefa fácil, mas Henrique fez uma luta bastante tática contra Crismanich. Lutador com bastante volume e variedade de golpes, o argentino teve o raio de ação encurtado, o que dificultou seus movimentos. Após o empate nos três rounds, o brasileiro encaixou um golpe certeiro na prorrogação, encerrando o combate.

"Dedico esta vitória ao meu mestre Fábio Goulart, que além de professor é um grande amigo. Esteve comigo nas horas mais difíceis, quando ninguém acreditava em mim", reverenciou Henrique. "Ganhar de um lutador da qualidade desse argentino tem um gosto especial. Sem contar a questão da rivalidade entre os dois países", reconheceu.

Aos 26 anos, Henrique já participou dos dois mais importantes eventos do Ciclo Olímpico até o momento, os II Jogos da Lusofonia Lisboa 2009 e os IX Jogos Sul-americanos Medellín 2010, suas primeiras participações internacionais como membro da equipe brasileira. Em Lisboa 2009, o brasileiro conquistou a medalha de prata.

"Ainda este ano lutarei por minha vaga para Guadalajara 2011. Meu objetivo é completar o Ciclo Olímpico e participar das mais importantes competições do Comitê Olímpico Internacional (COI)", disse o atleta, referindo-se aos Jogos Pan-americanos de 2011 e aos Jogos Olímpicos Londres 2012.

Outros resultados - A medalha de prata de Kátia Arakaki (-46kg) veio após a derrota na final, diante da chilena Victoria Alvarez, por 4 a 3. Os medalhistas de bronze Reginaldo Santos (-54kg) e Júlia Santos (-62kg) foram superados pelo argentino Federico Ferriol (1 a 5) e a equatoriana Kátia Guerrero (1 a 3), respectivamente.